Apresentações:
As pessoas de cargos menos importantes são apresentadas às pessoas de cargos superiores às quais cabe a iniciativa do cumprimento.
Se você estiver sentado e for homem, levante-se sempre que for apresentado a alguém. As mulheres só devem se levantar para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.
O aperto de mão é o tipo de cumprimento mais adequado, qualquer que seja a situação, e deve ser usado por homens e mulheres. O aperto deve ser firme, mas não a ponto de machucar.
Ao apertar a mão, olhe sempre nos olhos do interlocutor. Não se deve estender a mão a alguém que está à mesa de refeições. Nesse caso, um aceno com a cabeça ou um cumprimento é suficiente.
2. Cordialidade, sim. Intimidade, não.
Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa.
O bom relacionamento profissional
1. Fale com todos, cumprimente todo mundo. Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores. "Bom Dia", "Por Favor" e "Obrigado" são obrigatórios no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho do ascensorista ao presidente da empresa.
2. Se alguém lhe pedir um pequeno favor, uma ajuda no trabalho, e você puder atender, faça. A boa convivência no dia-a-dia do trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Se você ajudar com boa vontade, seus colegas tenderão a retribuir quando você precisar.
3. Procure falar sempre a verdade. Mesmo as chamadas "mentiras brancas" podem complicar sua imagem profissional. Se precisar faltar, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu chefe e não invente doenças ou lutos. Quando descoberta, mesmo uma pequena mentira pode causar grandes estragos.
4. Se você precisar criticar ou repreender alguém, sobretudo se for um subordinado, evite fazê-lo na frente dos outros. Chame a pessoa na sua sala ou a algum lugar privado e converse objetivamente sobre a falha. Não misture críticas profissionais com pessoais. Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Siga a regra universal: elogios públicos, críticas privadas.
5. Você vai se casar ou dar uma festa de aniversário. Precisa chamar todo mundo da empresa? Não. Não há nada demais em chamar só a sua equipe e os amigos mais próximos, com convites pessoais. Convites colocados no mural são considerados antipáticos convidam todo mundo e não convidam ninguém.
Vestir-se bem : Trajes de trabalho Masculinos
1. Saiba diferenciar as roupas adequadas para o dia e para a noite. Tecidos que brilham, gravatas e camisas com cores fortes ou muito escuras devem ser usadas, de preferência, à noite. Ternos em tons claros e bege apenas durante o dia.
2. O guarda-roupa elementar de um executivo deve ter três ternos básicos um azul-marinho, outro cinza e um bege. Um blazer azul e uma calça cinza extra servem como coringas. O blazer pode ser usado com calça jeans, em ocasiões sem formalidade, e pode dispensar a gravata.
3. Se for usar terno, dê preferência aos clássicos, com dois ou três botões. Jaquetões com quatro botões devem ser usados preferencialmente à noite. Botões dourados devem ser, de um modo geral, evitados.
4. Em regiões de clima quente é aceitável, se o ambiente de trabalho não exige formalidade, o uso, no dia-a-dia trivial, de camisas sociais de mangas compridas ou mesmo curtas, desde que, ambas, de corte clássico, cores sóbrias, sem estampas e que não "briguem" com as calças, as quais devem ser sempre sociais nas cores básicas (cinza, marinho, bege e, mesmo, preta). Para vestir-se bem, necessariamente não é preciso estar todo o tempo de terno, pelo contrário, até. Sob calor forte, chega a ser deselegante.
5. Cuidado com as misturas de cores. Não corra riscos desnecessários. No caso dos ternos, se tiver dúvidas, procure combinar paletó cinza, marinho, preto ou risca-de-giz com camisa branca e gravatas sóbrias. São combinações clássicas e totalmente seguras. Na dúvida, evite invenções. A emenda pode sair (muito) pior que o soneto.
6. Se pretende obter um visual moderno vestindo terno, você pode usar camisa e gravata da mesma cor, lisas. Camisas e gravatas estampadas juntas, todavia, devem ser evitadas. O risco é alto. Gravatas com estampas exageradas também estão fora de moda.
7. Sapato preto pede meias escuras. Nunca use com meia social clara. Com meias brancas, então, é terminantemente proibido.
8. Evite repetir a mesma roupa ou sapatos dois dias seguidos. Nem mesmo a gravata deve ser usada sem, pelo menos, um dia de descanso. A exceção é para os ternos: eles suportam mais de um dia e, em viagem, três no máximo, desde que a camisa e a gravata sejam diariamente substituídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário