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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Etiqueta no Trabalho

A imagem que uma pessoa constrói ao longo da sua vida profissional está diretamente relacionada com seu comportamento no ambiente de trabalho.

Apresentações:


As pessoas de cargos menos importantes são apresentadas às pessoas de cargos superiores às quais cabe a iniciativa do cumprimento.
Se você estiver sentado e for homem, levante-se sempre que for apresentado a alguém. As mulheres só devem se levantar para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.
O aperto de mão é o tipo de cumprimento mais adequado, qualquer que seja a situação, e deve ser usado por homens e mulheres. O aperto deve ser firme, mas não a ponto de machucar.
Ao apertar a mão, olhe sempre nos olhos do interlocutor. Não se deve estender a mão a alguém que está à mesa de refeições. Nesse caso, um aceno com a cabeça ou um cumprimento é suficiente.
Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa.

 

O bom relacionamento profissional 


1. Fale com todos, cumprimente todo mundo. Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores. "Bom Dia", "Por Favor" e "Obrigado" são obrigatórios no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho do ascensorista ao presidente da empresa.
2. Se alguém lhe pedir um pequeno favor, uma ajuda no trabalho, e você puder atender, faça. A boa convivência no dia-a-dia do trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Se você ajudar com boa vontade, seus colegas tenderão a retribuir quando você precisar.
3. Procure falar sempre a verdade. Mesmo as chamadas "mentiras brancas" podem complicar sua imagem profissional. Se precisar faltar, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu chefe e não invente doenças ou lutos. Quando descoberta, mesmo uma pequena mentira pode causar grandes estragos.
4. Se você precisar criticar ou repreender alguém, sobretudo se for um subordinado, evite fazê-lo na frente dos outros. Chame a pessoa na sua sala ou a algum lugar privado e converse objetivamente sobre a falha. Não misture críticas profissionais com pessoais. Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Siga a regra universal: elogios públicos, críticas privadas.
5. Você vai se casar ou dar uma festa de aniversário. Precisa chamar todo mundo da empresa? Não. Não há nada demais em chamar só a sua equipe e os amigos mais próximos, com convites pessoais. Convites colocados no mural são considerados antipáticos convidam todo mundo e não convidam ninguém.

 

Vestir-se bem : Trajes de trabalho Masculinos


1. Saiba diferenciar as roupas adequadas para o dia e para a noite. Tecidos que brilham, gravatas e camisas com cores fortes ou muito escuras devem ser usadas, de preferência, à noite. Ternos em tons claros e bege apenas durante o dia.
2. O guarda-roupa elementar de um executivo deve ter três ternos básicos um azul-marinho, outro cinza e um bege. Um blazer azul e uma calça cinza extra servem como coringas. O blazer pode ser usado com calça jeans, em ocasiões sem formalidade, e pode dispensar a gravata.
3. Se for usar terno, dê preferência aos clássicos, com dois ou três botões. Jaquetões com quatro botões devem ser usados preferencialmente à noite. Botões dourados devem ser, de um modo geral, evitados.
5. Cuidado com as misturas de cores. Não corra riscos desnecessários. No caso dos ternos, se tiver dúvidas, procure combinar paletó cinza, marinho, preto ou risca-de-giz com camisa branca e gravatas sóbrias. São combinações clássicas e totalmente seguras. Na dúvida, evite invenções. A emenda pode sair (muito) pior que o soneto.
6. Se pretende obter um visual moderno vestindo terno, você pode usar camisa e gravata da mesma cor, lisas. Camisas e gravatas estampadas juntas, todavia, devem ser evitadas. O risco é alto. Gravatas com estampas exageradas também estão fora de moda.
7. Sapato preto pede meias escuras. Nunca use com meia social clara. Com meias brancas, então, é terminantemente proibido.
8. Evite repetir a mesma roupa ou sapatos dois dias seguidos. Nem mesmo a gravata deve ser usada sem, pelo menos, um dia de descanso. A exceção é para os ternos: eles suportam mais de um dia e, em viagem, três no máximo, desde que a camisa e a gravata sejam diariamente substituídas.

 Fonte:http://www.fazfacil.com.br/lazer/etiqueta_trabalho.html

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