Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Como trabalhar em rede pode ajudá-lo a arranjar emprego


Procurar emprego é um dos maiores desafios que existem, quer esteja à procura do primeiro emprego, estiver a pensar numa mudança de carreira, ou se estiver desempregado.


Uma das melhores formas de procurar trabalho é através do networking. A forma de ter sucesso no networking é falar com pessoas que podem ajudar. A única forma de falhar ao fazer networking é de limitar os seus contactos somente às pessoas que conhece bem. A divulgação massiva é o único caminho seguro para a vitória, segundo a Harvard Business Review.

A divulgação massiva não é fácil. Requer compromisso e organização, mas é absolutamente essencial. Siga estes seis passos:

1 – Defina a sua rede. A maior parte das pessoas não fazem ideia de quantos contactos tem. Contactam os amigos mais próximos, mas param aqui. Pense nos antigos colegas de escola, colegas de empregos anteriores, relações profissionais fora da sua empresa e conhecimentos ocasionais. As pessoas vão gostar que se tenha recordado delas.
2 – Crie uma nova rede. Pergunte às pessoas que conhece a quem pode ligar. Imagine pessoas que não conhece mas que são relevantes para a sua procura. Pense em ligar-lhes.
3 – Veja os encontros com estas pessoas como oportunidades de aprendizagem. Pergunte mais do que sobre empregos. Pergunte sobre a indústria, como ter sucesso e como se posicionar. Encarar estes encontros como conversações facilita o processo. É desarmante. O que aprende pode levá-lo a mudar o seu alvo, ou mudar a forma como se apresenta.
4 – Contacte pessoas de formas diferentes. Contacte os seus conhecimentos profissionais da forma que lhe for mais confortável. Para conhecidos mais distantes e para pessoas que está a tentar conhecer, a melhor forma é usualmente através de e-mail ou de uma carta, seguido de uma chamada telefónica, e de um encontro.
Ofereça um café ou o almoço. Após o encontro, envie um e-mail ou carta de agradecimento. À medida que o tempo passa, dê um feedback às pessoas sobre o que aprendeu e quais as questões que tem pendentes.
5 – Mantenha os registos dos seus encontros. Após cada encontro, escreva o que aprendeu e o que vai fazer com o novo conhecimento.
6 – Avalie periodicamente o seu progresso e se deve mudar a sua abordagem. Veja isto como realizar um estudo. Reveja as suas notas de encontros diferentes. Procure por padrões. Existem formas melhores para seguir na direcção que escolheu? Existe razões para mudar de percurso? Pode treinar com o seu parceiro ou com um amigo, mesmo que não tenha um parceiro de discussão, treine consigo próprio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário