terça-feira, 29 de maio de 2012

O Feedback que gera resultados na gestão

Feedback é o retorno dado a alguém a respeito de alguma ação, trabalho, desempenho etc. É uma ferramenta de comunicação e gestão que pode ser utilizada para diversos fins e, embora tenha tanta utilidade costuma ser deixada de lado por boa parte das pessoas.

 O feedback serve para informar e para formar pessoas pois, através dele é possível criar estímulos motivacionais, auxiliar no desenvolvimento profissional, esclarecer pontos sobre o trabalho, posicionar o profissional, dar a direção, realinhar o trabalho, reconhecer, valorizar etc. São tantas as utilidades do feedback que é até difícil acreditar que mesmo assim, muitos gestores dispensam essa ferramenta permitindo com isso que, problemas se acumulem, desempenhos se afastem do esperado, comportamentos e atitudes tornem-se incompatíveis com o desejado para o ambiente de trabalho.

Dar feedback é uma forma de ajudar a pessoa a perceber o seu trabalho, observando o que é bom e o que precisa ser melhorado. O líder é responsável não só pelo desempenho e pelos resultados de sua equipe, mas também pelo desenvolvimento dela e o feedback é uma forma simples de atuar nestes três pontos (desempenho, resultados e desenvolvimento) simultaneamente.

Existem 3 tipos de feedback:

Feedback positivo – é o retorno positivo, o elogio. É o tipo de feedback que tem a finalidade de destacar um bom trabalho, pontos positivos do profissional, uma postura que merece reconhecimento enfim, valorizar.

Feedback construtivo – é relacionado ao desenvolvimento profissional. Destaca e analisa tanto os pontos positivos quanto os que precisam ser melhorados, sempre objetivando uma meta mais desafiadora. Sempre é possível tornar um trabalho melhor e esta é a proposta do feedback construtivo, desafiar a sempre fazer melhor o que já foi feito.

Feedback negativo ou destrutivo –  Além  de não ter o objetivo de ajudar, muitas vezes prejudica. Sua finalidade é pontuar apenas coisas ruins, de forma pejorativa, desprezando o que foi feito de bom. Não ajuda a construir resultados melhores porque muitas vezes gera insegurança e afeta a auto-estima do profissional.

Enquanto o feedback positivo atua como um reforço e uma forma de valorização de um bom desempenho, o negativo só desvaloriza e desestimula o profissional. Já o feedback construtivo atua diretamente na formação do profissional e aproxima o líder de seu liderado por meio da orientação e do apoio que sugere.

Infelizmente muitos líderes não têm o costume de dar feedback ou pior, quando resolvem fazê-lo escolhem o feedback negativo, o que torna a situação ainda pior.

É importante que cada líder entenda que grande parte de um bom trabalho individual e em equipe depende da relação que este indivíduo ou esta equipe tem com a liderança. Uma relação saudável, permeada pelo diálogo, pela informação e pelo feedback que constrói tornará a equipe mais produtiva e em constante evolução. Todos ganham com isso, inclusive e principalmente o líder, que é o responsável pelo sucesso ou fracasso de sua equipe.

Então vou deixar algumas dicas para dar e receber feedback e conseguir resultados melhores no trabalho e na gestão:

Para dar feedback:

- Procure não dar feedback na frente de outras pessoas, a não ser que seja o feedback positivo.
- Procure sempre abordar os pontos positivos do profissional, afinal de contas ninguém é só erros.
- Não dê feedback baseado em ponto de vista e valores pessoais. Procure ser imparcial e profissional, pensando sempre na instituição e nos resultados do trabalho.
- Não faça comparações entre pessoas. Cada profissional é único e deve ser tratado como tal. A comparação cria inseguranças e competições e isso pode tornar o ambiente de trabalho ruim.
- Antes de dar feedback pense nos pontos em que pode tocar para ajudar o profissional a progredir, tornar-se melhor. Pense nos desafios que poderá propôr para estimular o desenvolvimento deste profissional.

Para receber feedback:

- Estar aberto para ouvir, analisando os pontos destacados e buscando meios de melhorá-los.
- Não levar o feedback para o lado pessoal, seja ele bom ou não. Achar que quem deu o feedback não gosta de você ou está de implicância só porque disse algo que você precisa melhorar ou então, achar que ele gosta de você porque elogiou o seu trabalho, não tem nada a ver. Seja profissional.
- Procure colocar o seu ponto de vista também pois, muitas vezes outros fatores desconhecidos por quem te dá o feedback, podem ter influenciado o seu desempenho e isso deve ser comunicado.
- Caso você nunca receba feedback, solicite-o pois fará grande diferença no seu trabalho.

“Se existe uma forma de fazer melhor… descubra-a.” (Thomas Edison)


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