Feedback é o retorno dado a alguém a respeito de alguma ação, trabalho,
desempenho etc. É uma ferramenta de comunicação e gestão que pode ser
utilizada para diversos fins e, embora tenha tanta utilidade costuma ser
deixada de lado por boa parte das pessoas.
O feedback serve para informar e para
formar pessoas pois, através dele é possível criar estímulos
motivacionais, auxiliar no desenvolvimento profissional, esclarecer
pontos sobre o trabalho, posicionar o profissional, dar a direção,
realinhar o trabalho, reconhecer, valorizar etc. São tantas as
utilidades do feedback que é até difícil acreditar que mesmo assim,
muitos gestores dispensam essa ferramenta permitindo com isso que,
problemas se acumulem, desempenhos se afastem do esperado,
comportamentos e atitudes tornem-se incompatíveis com o desejado para o
ambiente de trabalho.
Dar feedback é uma forma de ajudar a
pessoa a perceber o seu trabalho, observando o que é bom e o que precisa
ser melhorado. O líder é responsável não só pelo desempenho e pelos
resultados de sua equipe, mas também pelo desenvolvimento dela e o
feedback é uma forma simples de atuar nestes três pontos (desempenho,
resultados e desenvolvimento) simultaneamente.
Existem 3 tipos de feedback:
Feedback positivo – é o retorno
positivo, o elogio. É o tipo de feedback que tem a finalidade de
destacar um bom trabalho, pontos positivos do profissional, uma postura
que merece reconhecimento enfim, valorizar.
Feedback construtivo – é relacionado ao
desenvolvimento profissional. Destaca e analisa tanto os pontos
positivos quanto os que precisam ser melhorados, sempre objetivando uma
meta mais desafiadora. Sempre é possível tornar um trabalho melhor e
esta é a proposta do feedback construtivo, desafiar a sempre fazer
melhor o que já foi feito.
Feedback negativo ou destrutivo – Além
de não ter o objetivo de ajudar, muitas vezes prejudica. Sua finalidade
é pontuar apenas coisas ruins, de forma pejorativa, desprezando o que
foi feito de bom. Não ajuda a construir resultados melhores porque
muitas vezes gera insegurança e afeta a auto-estima do profissional.
Enquanto o feedback positivo atua como
um reforço e uma forma de valorização de um bom desempenho, o negativo
só desvaloriza e desestimula o profissional. Já o feedback construtivo
atua diretamente na formação do profissional e aproxima o líder de seu
liderado por meio da orientação e do apoio que sugere.
Infelizmente muitos líderes não têm o
costume de dar feedback ou pior, quando resolvem fazê-lo escolhem o
feedback negativo, o que torna a situação ainda pior.
É importante que cada líder entenda que
grande parte de um bom trabalho individual e em equipe depende da
relação que este indivíduo ou esta equipe tem com a liderança. Uma
relação saudável, permeada pelo diálogo, pela informação e pelo feedback
que constrói tornará a equipe mais produtiva e em constante evolução.
Todos ganham com isso, inclusive e principalmente o líder, que é o
responsável pelo sucesso ou fracasso de sua equipe.
Então vou deixar algumas dicas para dar e receber feedback e conseguir resultados melhores no trabalho e na gestão:
Para dar feedback:
- Procure não dar feedback na frente de outras pessoas, a não ser que seja o feedback positivo.
- Procure sempre abordar os pontos positivos do profissional, afinal de contas ninguém é só erros.
- Não dê feedback baseado em ponto de
vista e valores pessoais. Procure ser imparcial e profissional, pensando
sempre na instituição e nos resultados do trabalho.
- Não faça comparações entre pessoas.
Cada profissional é único e deve ser tratado como tal. A comparação cria
inseguranças e competições e isso pode tornar o ambiente de trabalho
ruim.
- Antes de dar feedback pense nos pontos
em que pode tocar para ajudar o profissional a progredir, tornar-se
melhor. Pense nos desafios que poderá propôr para estimular o
desenvolvimento deste profissional.
Para receber feedback:
- Estar aberto para ouvir, analisando os pontos destacados e buscando meios de melhorá-los.
- Não levar o feedback para o lado
pessoal, seja ele bom ou não. Achar que quem deu o feedback não gosta de
você ou está de implicância só porque disse algo que você precisa
melhorar ou então, achar que ele gosta de você porque elogiou o seu
trabalho, não tem nada a ver. Seja profissional.
- Procure colocar o seu ponto de vista
também pois, muitas vezes outros fatores desconhecidos por quem te dá o
feedback, podem ter influenciado o seu desempenho e isso deve ser
comunicado.
- Caso você nunca receba feedback, solicite-o pois fará grande diferença no seu trabalho.
“Se existe uma forma de fazer melhor… descubra-a.” (Thomas Edison)
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