Todos nós sabemos que quando uma empresa contrata um profissional,
espera-se que ele ofereça o melhor de si e agregue resultados
significativos para o negócio. Logo após à contratação é comum que o
colaborador fique entusiasmado, afinal ele conquistou uma oportunidade
para mostrar o seu valor. Por outro lado, com o passar do tempo essa
empolgação pode diminuir e levar o funcionário à chamada zona de
conforto. Obviamente que muitas pessoas caem nessa "armadilha" por
razões pessoais, mas também é salutar lembrar que as empresas e,
principalmente, os gestores podem estimular diariamente os membros das
suas equipes. E não são apenas os bônus ou as premiações que motivam os
profissionais. Um elogio feito após um trabalho bem conduzido faz bem a
qualquer um que deu o melhor de si para a concretização daquela
atividade. Abaixo, destaco algumas razões para que as organizações e as
lideranças sempre tenham a preocupação de reconhecer a entrega e o
comprometimento das pessoas que formam seus times.
1 - Retenção de talentos - Um colaborador que atua
em uma empresa que reconhece o esforço da equipe e a entrega individual
pensará duas vezes antes de "migrar" para outra organização. Isso ocorre
porque quando o indivíduo vê seu esforço valorizado, as chances de
criar laços com aquela companhia tornam-se significativas.
2 - Atração de novos profissionais - Uma empresa que
valoriza o capital intelectual além de reter seus talentos torna-se o
"sonho de consumo" de outros profissionais. Ou seja, quando uma
oportunidade surge, o número de bons candidatos para concorrerem a uma
determinada vaga sempre é relevante. O velho ditado popular "Quem está
dentro não quer sair e quem está fora quer entrar", cai perfeitamente.
3 - Superação de desafios - Toda vez que é
reconhecido pela empresa ou por seu gestor, quando ele realiza um bom
trabalho, é natural que o profissional sinta-se estimulado ao receber
novos desafios. Isso acontece porque ele sabe que cada vez que se
entrega, seu esforço não passará despercebido e tampouco se sentirá
apenas mais um número na folha de pagamento.
4 - Motivar outros profissionais - Ao reconhecer o
valor do colaborador, indiretamente a organização também motiva os
outros profissionais. Um bom exemplo, uma boa atitude sempre são
perceptíveis aos olhos das pessoas e ao valorizar os seus colaboradores,
mesmo que não faça "propaganda" a empresa pode ter a certeza de que
essa notícia não ficará guardada em um baú e contribuirá para a
construção de uma boa imagem institucional junto ao público interno.
5 - Proximidade com a equipe - Quando a organização
ou a liderança valoriza o profissional que, todos os dias, dá o melhor
de si para que o negócio obtenha êxito, é natural que o distanciamento
entre as hierarquias diminua naturalmente. Suponhamos que um líder tenha
a preocupação de comemorar com sua equipe cada vez que essa atinge ou
ultrapassa alguma meta. Um simples ato como, por exemplo, saborear uma
torta com os liderados para celebrar o encerramento de um mês de
conquistas pode tornar-se um diferencial para uma gestão de equipe.
6 - Aumento do desempenho - Profissionais que são
reconhecidos, valorizados pelo esforço e pelo trabalho que desempenham
sentem-se motivados. É sabido que colaboradores satisfeitos apresentam
uma performance muito melhor, pois não consideram suas atividades uma
obrigação, mas sim uma realização pessoal.
7 - Desenvolvimento à vista - Quando o talento está
satisfeito com suas atividades, ele se torna propenso ao desenvolvimento
d novas competências, sejam essas técnicas ou comportamentais. Quando
isso acontece, ganha o profissional e a organização que contará com um
colaborador que tem significativas chances de ser tornar um diferencial.
8 - Redução do absenteísmo - Para muitas empresas, o
índice elevado de absenteísmo é uma preocupação constante. O que poucas
param para avaliar é quais são os reais motivos que levam os
profissionais a se ausentarem do trabalho durante parte do expediente ou
mesmo a faltarem. Dentre as razões que contribuem para o absenteísmo
está a falta de valorização do funcionário pela empresa, uma vez que com
o passar do tempo a pessoa perde o estímulo de fazer parte daquela
"equipe". Mas, quando a situação é inversa e as pessoas são valorizadas,
as chances dos colaboradores perderem o estímulo de atuar na companhia
são reduzidas.
9 - Queda do presenteísmo - Valorizar o profissional
também impacta diretamente no presenteísmo - situação em que o
funcionário está fisicamente presente no ambiente de trabalho, mas não
produz o que deveria porque sua atenção está desviada para outra ação ou
lugar. Dificilmente uma organização que reconhece a entrega do
funcionário depara-se com esse tipo de problema, pois cada dia de
trabalho é considerado um desafio, um estímulo para o profissional. O
talento encontra sentido para aquilo que faz e utiliza o tempo que está
na empresa para produzir e se desenvolver.
10 - Melhoria do clima organizacional - Talentos
valorizados correspondem a pessoas satisfeitas. Isso, por sua vez,
contribui significativamente para que o clima organizacional da empresa
seja propício para o comprometimento das pessoas, superação de limites e
surgimento de um ambiente favorável à criatividade.
Fonte: RH.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário